“A Moda É a Grande Tendência da Cultura”

O post de hoje é sobre cultura, pra quem gosta de moda, e um pouco de historia. Afinal cultura e conhecimento nunca são demais.

“Vitrines e Coleções Quando a Moda Encontra o Museu” de Christine Ferreira Azzi, livro que li a pouco e achei super interessante a abordagem e o tema que apresenta ao leitor. Uma breve história sobre a moda entreligada com museus e exposições, ou seja, a moda como historia e os museus como lugar fundamental para apresenta-las.

9788589617369

“…Nunca a moda esteve tao em evidência quanto nas ultimas décadas. Prova disto são as grandes exposições, desfiles performáticos, estilistas e modelos com status de celebridades, revistas conceituadas dedicadas ao tema, criação de cursos acadêmicos e estudos na área…” – pág 59

De Maria Antonieta à Coco Channel, o livro fala de estilistas, como a moda influenciou cada década, revoluções no meio, a historia da moda no brasil e no mundo e até mesmo de referências que inspiraram e fizeram moda – como Carmen Miranda. Apesar de citar superficialmente sobre moda, é um livro curto e legal para entender um pouco sobre o assunto e conhecer diferentes formas de envolver a moda como cultura e história e não apenas algo fútil e sem conteúdo.

Outra coisa que achei super legal é um guia de museus sobre moda que se encontra no final do livro, fazendo um breve resumo do que cada um apresenta, sua historia, local e horário de funcionamento. Junto a isso são apresentados os sites de cada museu que apresenta algum conteúdo online gratuito – muito útil para quem não tem como ir ao museu físico. É um prato cheio para quem gosta de moda ou quer conhecer mais sobre o assunto, são algum deles:

E há também os museus aqui do Brasil, muitas vezes não específicos de moda mas que tem algo envolvido. É legal conhecer pra quem tem oportunidade:

  • Museu do Traje e do Têxtil (Salvador, Bahia – 2005)
  • Museu Carmem Miranda (Rio de Janeiro – 1956/76)
  • Museu Têxtil Décio Mascarenhas (Caetanópolis, Minas Gerais – 1983)
  • Museu Nacional do Calcado (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul – 1998)

Visitem os sites, vale muito a pena – de verdade. Espero que tenham gostado dessa dica, deixem comentários, ideias… E assim que possível postarei mais resenhas de livros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s